Brincando com rimas-Poema: O relógio - Vinicius de Moraes
Essa atividade é indicada para o 2º do Ensino Fundamental I, mas também pode ser trabalhada com o 1º ano, dependendo do nível da turma. Tem como objetivo o reconhecimento dos sons finais das palavras introduzindo o conceito de rimas.
O trabalho com poemas e outros textos de memória é muito importante, uma vez que trabalham a consciência fonológica do estudante através da brincadeira de palavras e ritmo contido neste tipo de texto. Inicialmente solicita-se aos estudantes que circule no poema as palavras ditadas pelo professor (SUGESTÃO: HORA, EMBORA, DEMORA), para os alunos não alfabéticos da sala, que tiverem dúvidas sobre qual palavra circular, faça questionamentos pertinentes, como com qual som se inicia a palavra ditada, com qual letra termina, qual é o som final. Levando-os a tomar consciência da relação fonema/grafema.
Após, levante as características da poema como: rimas, ritmo, versos e estrofes. Realize também a interpretação oral deste poema.
Por fim, o trabalho com rimas em si, os estudantes amam! Brinque com as palavras e anote na lousa a sugestão da garotada, destacando o som final delas para que percebam algumas semelhanças em sua escrita.
HABILIDADES:
EF12LP18- Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.
EF12LP19- Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.
EF02LP02- Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.
Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.
Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!
Gostou? Compartilhe =)